Estamos cada vez mais pobres e o dinheiro nunca dura até o fim do mês. Segundo SPC, brasileiros não conseguem sequer pagar conta de água e luz.

Estamos passando por um momento de crise política e econômica no país. A queda do PIB (Produto Interno Bruto) indica que essa onda devastadora da recessão está arrastando também o Brasil e governo e patrões estão jogando para a classe trabalhadora pagar, assim como outros países que a economia também depende de suas importações.

Para garantir os lucros mesmo em períodos como estes, a saída para governo e patrões é reduzir salários, atacar os direitos trabalhistas e jogar a conta da inflação para o povo pobre pagar. 
Há tempos que o endividamento das famílias vem aumentando, mas só neste ano, mais de 2 milhões de brasileiros entraram para a lista de devedores do SPC, segundo dados divulgados no dia 10 de junho.

Os trabalhadores não conseguem  nem mesmo pagar contas básicas como água e luz e fazer compras se tornou uma tarefa quase impossível pelo aumento nos preços. 

Se não lutar, a situação vai piorar!
É hora das centrais sindicais que ainda são de luta, organizarem uma greve geral que pare este país para derrubar o Projeto de Lei das terceirizações de Eduardo Cunha e as MPs 664 e 665 do governo Dilma que retiram direitos históricos dos trabalhadores.
Por isso, o Sintect-VP apoia o chamado da CSP-Conlutas às centrais para uma luta em conjunto. 
O Governo Dilma diz que a política de ajuste fiscal é a única saída para que o país supere a crise econômica. Isto é uma mentira! Porque não suspendem o pagamento dos juros da dívida pública? Sabemos que essa dívida externa já foi paga várias vezes, agora só restam os juros, uma desculpa para que o país continue enviando para o capital todo o lucro do nosso trabalho.
Essa dívida consome quase metade do orçamento anual do país. Dinheiro da saúde e educação vai para meia dúzia de banqueiros. Só no ano passado esse dinheiro daria para construir mais de 10 MILHÕES de moradias populares. Com o ajuste, o governo quer dar mais 100 bilhões aos banqueiros.
Para combater o desemprego, o Sintect-VP defende a redução da jornada sem redução de salários, isso geraria mais empregos e o povo trabalhador não pagaria pela crise dos ricos.
Para baratear o preço dos alimentos, deveriam estatizar as grandes empresas donas do agronegócio, que prefere ver suas plantações estragarem do que servir ao povo. 
Sobre a crise política que vive o país, com o governo amargando baixos índices de popularidade, ninguém defende mais o PT e a oposição de direita quer se aproveitar disso, mas sabemos que nem PT e nem PSDB, PMBD e afins, governam a favor dos trabalhadores. Todos estes partidos governam para garantir o lucro dos bancos e patrões, pois são eles que bancam as campanhas eleitorais para cobrar este apoio depois.



Comentários

Postagens mais visitadas