Nota oficial de Solidariedade do Sintect-VP sobre a tragédia da mineração da Samarco.

Dilma Sobrevoando a tragédia em Mariana-MG

O que aconteceu?

Na tarde de 5 de novembro, por volta das 15h, ocorreu uma tragédia na Mina do Germano, da Samarco. Empresa 50% pertencente a Vale do Rio Doce e 50% pertencentes às ações da BHP.
Uma barragem de rejeito de lama tóxica, rompeu e as milhares de toneladas inundaram toda a região, matando a fauna, a flora e a esperança de muita gente.
Horas antes do rompimento, segundo relato de trabalhadores, foram sentidos sinais de rachaduras graves e a empresa foi imediatamente informada. Porém, como no capitalismo só o lucro importa, a ordem foi para continuar trabalhando e produzindo.
Esta barragem estava em funcionamento há mais de 20 anos, sem fiscalização do Estado e sem manutenção da empresa.

Solidariedade,
Nenhuma multa será capaz de sanar os danos causados por este crime ambiental.
Nós do Sintect-VP, nos solidarizamos com todas as vítimas e estamos de luto junto com todo o Brasil.
- Vamos cobrar de Dilma e Pimentel, uma punição severa aos responsáveis, ressarcimento às vítimas e suas famílias e a reconstrução do distrito de Bento Rodrigues que foi completamente destruído.
E mesmo assim, nada será o suficiente para compensar este crime.
Os sindicatos junto com os trabalhadores, devem organizar as lutas para que as empresas mudem esta postura de se extrair o lucro acima de tudo, trabalhando cada vez mais, em menos tempo e com menos pessoas. A busca desenfreada por lucro é o que causa acidentes, sejam eles de trabalho ou ambientais.
O município está arrecadando água potável e cada um está fazendo sua parte, com doações e solidariedade, mas cadê a parte do governo e das empresas que causaram este desastre?
Este é o único delito onde o principal acusado é quem cuida da cena do crime...
O Sintect-VP defente e está ao lado de todas as lutas em defesa da classe trabalhadora. 

Comentários

Postagens mais visitadas