Sindicatos e organizações populares lideram protestos na Coréia do Sul
O Sintect-VP e a CSP-conlutas expressam total apoio aos trabalhadores que estão nas ruas na iminência da "Primavera Sul Coreana".
A "bomba estourou" quando o governo anunciou o processo de privatização do setor ferroviário, que é o mais importante meio de transporte do país. Os trabalhadores, através de seus sindicatos, iniciaram uma greve contra a medida.
Até a grande mídia da Coréia tem divulgado que os protestos são compostos, em sua maioria, por trabalhadores sindicalizados. Porém, é inegável o peso dos estudantes, profissionais liberais e ativistas da internet, que aderiram às manifestações em massa.
A greve do setor ferroviário segue forte desde 9 de dezembro, e o povo nas ruas fortalece a luta contra a privatização do sistema ferroviário e contra a repressão sobre os sindicalistas.
Os manifestantes afirmam que a luta deve se intensificar a cada dia, e que os protestos vão continuar pelo menos até 25 de janeiro, data do primeiro aniversário da posse da presidente do país.
Repressão
A República da Coréia decidiu recorrer à forte repressão e a polícia invadiu ilegalmente a sede do Sindicato dos Ferroviários Coreanos (KRWU) e prendeu os principais líderes sindicais.
O direito à greve é um direito democrático que deve ser respeitado!
Este ataque é uma violação dos direitos trabalhistas reconhecidos internacionalmente!
Portanto, o Sintect-vp se posiciona contra a privatização do sistema ferroviário. Já tivemos no Brasil, duras experiências de privatizações que não melhoraram em nada a vida dos trabalhadores e do povo pobre, muito pelo contrário.Nosso país também passa por uma crise nos transportes e sabemos que a única maneira de melhorar o sistema é através de grandes investimentos públicos e autonomia e valorização dos trabalhadores.
Após a repressão policial, sindicatos convocaram greve geral e mais de 100 mil pessoas manifestaram-se neste sábado, dia 28 de dezembro, em Seul.
Portanto, o Sintect-vp se posiciona contra a privatização do sistema ferroviário.
Já tivemos no Brasil, duras experiências de privatizações que não melhoraram em nada a vida dos trabalhadores e do povo pobre, muito pelo contrário.
Nosso país também passa por uma crise nos transportes e sabemos que a única maneira de melhorar o sistema é através de grandes investimentos públicos e autonomia e valorização dos trabalhadores.
Veja a moção de apoio que a CSP-Conlutas encaminhou aos trabalhadores ferroviários:




Comentários
Postar um comentário