Brasil é um dos países mais desiguais do mundo! Apenas 1% detém 17,2% da renda nacional.

Foto: Tuca Vieira - Miséria de uma favela ao lado de condomínio de luxo em São Paulo

Segundo matéria do jornal Valor Econômico na edição desta quinta-feira, dia 26, dados do censo apontam que 1% mais rico detém 17,2% da renda nacional, e esse percentual vem sendo mantido por dez anos.
A reportagem aponta que em países ditos "mais desenvolvidos" a concentração de renda está na camada mais rica da população, mas também assinala que no Brasil houve uma melhora da  distribuição da renda detida pelos 10% mais ricos, que, na mesma comparação, passou de 51,1% da renda nacional para 48,2% — “perda” de quase três pontos percentuais, ainda que permaneça em nível bastante elevado. A parcela “perdida” pelos 10% mais ricos foi distribuída quase na mesma proporção para os grupos de menor renda, mais especificamente entre os 60% mais pobres, cuja participação passou de 18,1% em 2000 para 21,5% em 2010. 
Infelizmente, apesar da mínima queda na desigualdade social, o Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo! 
Vivemos em um país rico, mas toda a riqueza e fruto do nosso trabalho está concentrada nas mãos de poucos. O nome disso é, capitalismo!

Comentários

Postagens mais visitadas