Condutores em luta: Transporte em São José tem operação tartaruga e Jacareí entra em greve

  • Categoria está em luta por aumento na Campanha Salarial 2014



Os trabalhadores em empresas de transporte público de São José dos Campos realizaram uma operação conhecida como "tartaruga", que atrasa a saída e circulação dos ônibus. 
A mobilização aconteceu na manhã de hoje, segunda-feira dia 16, e foi para pressionar os patrões e empresários do setor para avançar nas negociações da Campanha Salarial 2014 e repassar um aumento justo.

Como visto em outras mobilizações pelo país, o ato não foi organizado pelo sindicato da categoria, mas sim pelo grupo de oposição ao Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e aconteceu entre 7h e 8h. O protesto envolveu cerca de 80 ônibus que ocuparam a faixa da direita em toda a extensão da avenida, circulando em velocidade reduzida.
Participaram do protesto os trabalhadores das empresas CS Brasil, Saens Peña e Expresso Maringá do Vale.

Jacareí
Já na cidade vizinha Jacareí, os motoristas e cobradores da empresa JTU, iniciaram hoje uma greve por tempo indeterminado, também como parte das mobilizações pela pauta da Campanha Salarial 2014, por salários, PLR e melhores condições de trabalho.
Ao todo, a empresa conta com 480 trabalhadores e está 100% parada.

Dados:
Apenas em São José dos Campos, a Prefeitura abriu mão de R$ 3 milhões em impostos por ano, até 2016, em benefício das empresas de transporte coletivo. O valor das passagens só aumenta,  a alíquota zero sobre o ISS (Imposto sobre Serviços) foi concedida pelo prefeito Carlinhos Almeida (PT), as empresas também recebem 100% do valor de venda de publicidade nos ônibus, ficando 20% do espaço reservado para propaganda do governo. E o que é repassado aos trabalhadores???


Comentários

Postagens mais visitadas