Brasil é o quarto país com mais acidentes fatais no trabalho

Foto: Acidente em Itabela na Bahia no dia 10 de junho de 2014,
não houve mortos porém o motorista ficou gravemente ferido


*Com informações da Agência Câmara e CONJUR
O Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalho! O dado foi apresentado pelo próprio coordenador de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita, em audiência na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. 
Mesquita afirmou que os grupos mais vulneráveis são: motoristas, agentes de segurança e trabalhadores da construção civil e rurais. 
Ele também apresentou dados do Dieese, segundo os quais o risco de um empregado terceirizado morrer em decorrência de uma acidente de trabalho é cinco vezes maior do que nos demais segmentos produtivos.
Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. 
Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores devido a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. 

O ritmo alucinante de trabalho mutila diariamente os trabalhadores. A precarização e a terceirização agravam ainda mais a exploração e faz crescer as doenças ocupacionais. Entre estas doenças, as mais comuns são LER/DORT (Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalhado).


O governo Dilma, a saúde e a segurança dos trabalhadores

O governo do PT continuou o desmonte feito na área da saúde e segurança do Ministério do Trabalho iniciada no governo FHC do PSDB. O governo não dá atenção à saúde dos trabalhadores e os acidentes continuam crescendo. Os cortes de 50 bilhões no orçamento da União vão precarizar ainda mais estas áreas. Faltam fiscais e condições de trabalho. 


Importância das CIPAS e Delegados Sindicais
É importante a organização no local de trabalho através das CIPAS e delegados sindicais, para que os trabalhadores organizados possam caminhar no sentido do controlar a produção, diminuir o ritmo de trabalho para garantir a saúde e a sua segurança. 

Somente a mobilização dos trabalhadores é capaz de reverter essa situação!

O trabalho é um meio de vida, não um meio de invalidez ou morte!

É preciso exigir investimentos em prevenção nas empresas, melhores condições de trabalho e mais contratações para que uma pessoa não faça o trabalho de duas ou mais!

Exigir do governo o fim dos cortes no orçamento e sua aplicação na saúde e segurança dos trabalhadores. 

Exigir o fim da alta programada do INSS, órgão que tortura ainda mais o trabalhador que se acidenta ou adoece! Muitas vezes, através da alta programada, tem que retornar ao trabalho sem condições físicas ou psicológicas e a empresa não aceita o seu retorno. Fica sendo jogado de um lado para outro e muitas vezes ficam meses sem receber salário, pois a empresa e o INSS se recusam a pagá-lo.



Comentários

Postagens mais visitadas