Campanha Salarial: Carteiros motociclistas querem 30% de periculosidade. Esta deve ser uma luta de todos!

Carteiros motociclistas enfrentam perigos constantes

No dia 20 de junho, foi publicado no "Diário Oficial" que o governo sancionou adicional de periculosidade de 30% para quem trabalha com moto. Esta é uma reivindicação antiga, o senado já havia aprovado o projeto mas só agora está valendo este adicional. A lei inclui a atividade de quem trabalha com motocicleta na categoria de profissões consideradas perigosas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A lei prevê que apenas mototaxistas, motoboys e motofretistas recebam este adicional imediatamente, mas devemos todos lutar para que nossos colegas ecetistas que trabalham com motos também recebam estes 30%.

Segundo a advogada do Sintect-VP, Nícia Bosco, este benefício é justo e necessário. "Atualmente os carteiros motociclistas recebem o adicional de risco, que também foi conquistado com muita luta e mobilização da categoria. Mas precisamos garantir o direito ao adicional de periculosidade que também dá direito a aposentadoria especial. Nada mais justo à esses trabalhadores." Declarou a advogada

A CLT considera perigosas as atividades que “impliquem risco acentuado” ao trabalhador em virtude de exposição a produtos inflamáveis, explosíveis ou energia elétrica, além de seguranças pessoais ou de patrimônio. Mas, pesquisas recentes confirmam os riscos que quem trabalha com moto está exposto diariamente. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mortes em acidentes de trânsito com motos no Brasil aumentou 263,5% entre 2001 e 2011. Segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM),  foram 11.268 mortes no país em 2011 e 3.100 em 2001. Sem contar com acidentes envolvendo sequelas irreparáveis aos condutores.
O Sintect-VP já acionou o departamento jurídico para lutar pelos direitos dos trabalhadores motocicliestas, mas sabemos que a ECT vai alegar que já paga adicional de risco à categoria, dificultando diálogo na negociação para os 30% do adicional de periculosidade. O adicional de periculosidade é melhor e mais completo, porque nos dá direito à aposentadoria especial. Vamos aguardar a pauta de reivindicações para nossa Campanha Salarial 2014 que com certeza haverá uma cláusula para exigir este benefício. Cabe a nós, lutarmos todos juntos para beneficiar estes colegas que, sobre motos, realizam a distribuição de cartas, objetos e encomendas, expostos a  perigos diários por todo país.
Nossa categoria é exemplo de mobilização e vamos conquistar mais este direito!
Sintect-VP disponibiliza o departamento jurídico a favor dos trabalhadores e tem o dever de orientar sobre os recursos que cabem ou não serem feitos. Daremos toda atenção neste caso, por entendermos que é um direito incontestável e que desta vez, a justiça deu parecer a favor dos motociclistas.

Comentários

Postagens mais visitadas