Ministério das Relações Exteriores de Israel chama Brasil de "Anão diplomático"


No último dia 23, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota criticando Israel pelos ataques. A nota afirmava que o "conflito" era "inaceitável". "Condenamos energicamente o uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza, do qual resultou elevado número de vítimas civis, incluindo mulheres e crianças", afirma a nota. Além disso, o governo convocou o embaixador brasileiro em Israel para "consultas", o que em linguagem diplomática demonstra desaprovação em relação a determinado país. O Brasil também votou a favor de investigações sobre "supostos crimes de guerra na Faixa de Gaza" no Conselho de Direitos Humanos da ONU.
Apesar de Dilma não ter rompido com Israel e o Itamaraty reconhecer o direito de "Israel se defender", além de responsabilizar o Hamas pelos ataques, a resposta do governo israelense ao governo brasileiro foi desrespeitosa.
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Yigal Palmor, deu uma declaração ao jornal "The Jerusalem Post" afirmando que o Brasil, que era um "gigante econômico e cultural, mas continua a ser um anão diplomático".
Yigal Palmor foi mais ainda mais longe e, no auge de sua ironia e prepotência, afirmou que "desproporcional" havia sido a goleada de 7 a 1 que o Brasil levou da seleção da Alemanha na Copa do Mundo, mostrando como Israel trata com deboche o massacre que promove na Palestina.
Estamos acompanhando em tempo real pelas informações e imagens chocantes que chegam pela internet, o genocídio que está acontecendo em Gaza, promovido pelo Estado de Israel. Mesmo assim, os governantes dos países fazem "vista grossa" aos acontecimentos, permitindo crueldades tais como as vistas no holocausto.
O Brasil continua mantendo relações diplomáticas com o governo deste país e, acordos comerciais como o Tratado de Livre Comércio Israel-Mercosul e acordos de cooperação para tecnologia bélica e de defesa e segurança, como o que mantém desde 2010. Uma grande empresa de armamento israelense, por exemplo, a Elbit Systems, tem contrato com as Forças Armadas brasileiras. Para a Copa do Mundo, o Brasil adquiriu um drone israelense por nada menos que R$ 18 milhões. Recursos que financiam a matança de crianças palestinas.
O Sintect-VP expressa seu apoio à todas as famílias da Palestina e ao povo trabalhador que está sendo dizimado. Somos contra todo e qualquer ataque genocida! Pela paz no Oriente Médio! Defendemos que o Brasil anule todos os contratos de defesa e segurança com este Estado que mata trabalhadores.
Informações via www.pstu.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas