Portugal conclui privatização dos Correios e governo embolsa 343 milhões

Fonte: jornal Valor econômico
A privatização dos Correios de Portugal (CTT) foi concluída no dia 5 de setembro, em uma operação que rendeu 343 milhões de euros para a Parpública, holding que gere as participações do governo.
As informações são do jornal português Público. As ações foram vendidas a 7,25 euros cada, em um processo chamado de "accelerated bookbuilding", pelo qual os papéis foram oferecidos a investidores institucionais.
A parcela vendida nesse procedimento equivalia a cerca de 31,5% do capital social da CTT. O restante já tinha sido vendido na primeira fase da privatização, que aconteceu no fim do ano passado. 
Ao todo, a holding levantou 909,2 milhões de euros, que devem ser usados por Portugal para reduzir sua dívida e seu déficit públicos.
O valor da venda das ações representa um desconto superior a 7% em relação ao fechamento de ontem, o que faz com que os ativos do CCT operem em queda de mais de 5% na bolsa de Lisboa.
Privatização é algo bom ou ruim?
Aqui no Brasil, o PT atacou as privatizações de FHC e alertou para a possibilidade de que, caso Serra ganhasse as eleições presidenciais, porém o que se viu foi um governo totalmente contraditório de Lula e Dilma (PT) que seguiu privatizando tanto quanto ou até mais que os governos do PSDB.
No caso dos Correios, você acha correto o governo Dilma privatizar uma das estatais mais importantes?  
O PSDB dizia que o dinheiro ganho com as privatizações seria revertido em saúde e educação, o que se comprovou uma mentira completa. A situação da saúde e educação piorou ainda mais, e o dinheiro acabou nos bolsos corruptos dos políticos do PSDB. Mas e as privatizações do PT?
Mesmo com toda a burocracia ligada ao capital privado que administra as estatais, pode-se comprovar o dinamismo de uma Petrobras, a eficiência dos Correios. Não é por acaso que os Correios são uma das instituições mais respeitadas do país. 
Caso seja concretizada a privatização, como foi em Portugal, a qualidade dos serviços vai cair, porque a empresa vai buscar apenas o lucro, e deixar de lado as operações básicas, como já está ocorrendo. Os Correios hoje fazem de tudo! Até serviços bancários! e o serviço de entregas de correspondências e objetos estão ficando sem investimentos e os trabalhadores em péssimas condições de trabalho.E agora? O governo Dilma já tinha privatizado os aeroportos do país. E está privatizando os Correios. É a maior privatização da história dos governos petistas. Vai ficar ao lado das privatizações da Vale, CSN e Embraer como uma das maiores de todos os tempos no país.
Os trabalhadores dos Correios estão em campanha salarial. Os que defendem a CSP- Conlutas estão juntando a defesa de seu reajuste salarial com a campanha política contra a terceirização do plano de saúde e contra a privatização da estatal.  Vamos juntos lutar para o melhor da população e dos trabalhadores ecetistas.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/internacional/3684448/portugal-conclui-privatizacao-dos-correios#ixzz3CkeU1ARd

Comentários

Postagens mais visitadas