SIPAT e Sintect-VP realizaram palestra sobre saúde do trabalhador no CDD Satélite



Na última quarta-feira, dia 29 de outubro, aconteceu uma importante palestra no CDD Satélite sobre saúde do trabalhador LER/DORT.

O evento realizado pela SIPAT, contou com a colaboração do Sintect-VP e foi ministrado pela Patrícia Pena, coordenadora dos cursos sobre saúde do trabalhador e Organização no Local de Trabalho da CSP-Conlutas.


Fique por dentro sobre Doença Ocupacional - LER/DORT: 
Fonte: SindmetalSJC

Trecho do filme MIB,
 "trabalhador dos correios tem que ser
 alienígena pra dar conta da carga de trabalho"


Sabe aquela dorzinha chata que aparece justo quando você está trabalhando ou quando está em casa, descansando, depois um longo dia de trabalho? 
Ou aquele cansaço permanente que não tem explicação? 
Cuidado, pode ser uma LER/DORT (Lesão por Esforço Repetitivo/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). 
As mais comuns atingem principalmente os músculos, ossos e tendões, causando, por exemplo, tenossinovites, tendinites, bursites e mialgias. 
A cada dia, mais trabalhadores são atingidos por essas doenças.

O termo LER/DORT refere-se a um conjunto de doenças ocupacionais do sistema músculo-esquelético lesionado por excesso de uso ou por uso indevido.

O principal causador dessas doenças é o processo de organização do trabalho com jornadas prolongadas, movimentos repetitivos, ritmo acelerado, cobrança excessiva de metas de produção e pouco tempo para descanso. 



Atenção para os sintomas:

Grau 1  Sensação de peso e desconforto no lugar afetado. Dor espontânea, com pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho, que não interferem na produtividade. É uma dor leve que melhora com o repouso.


Grau 2 – Dor persistente e mais intensa que persiste durante a jornada de trabalho. É tolerável e permite o desempenho da atividade, mas afeta o rendimento nos períodos de maior esforço.


Grau 3  A dor torna-se mais persistente, mais forte e com irradiação mais definida. O repouso, em geral, só diminui a intensidade, nem sempre fazendo-a desaparecer por completo. Aparece mais vezes fora da jornada, especialmente à noite. 


Grau 4 – Dor forte, contínua, por vezes insuportável, que leva a um intenso sofrimento. A dor se acentua com os movimentos, estendendo-se a todo local afetado, com perda de força e do controle dos movimentos. O inchaço é persistente e podem aparecer deformações.


Trabalhador, procure seus direitos!
Informe-se sobre seus direitos no Sindicato e procure orientação médica. Os sintomas da LER/DORT começam como um cansaço constante, seguido de uma leve dor. Mas isso não deve ser ignorado.


Se a doença for diagnosticada logo no começo, o tratamento será bem mais simples. Caso seja ignorada, a doença pode evoluir e até mesmo levar o trabalhador à incapacidade de desenvolver suas funções.


As doenças do trabalho são uma realidade cada vez maior na vida dos trabalhadores. São cerca de 83 casos de acidentes e doenças por hora e 1 morte a cada 3 horas. 


► Em qualquer um destes graus, procure ajuda médica.
► Não passe dor sozinho. 
 Denuncie o abuso e sobrecarga para um dirigente sindical-Acione o sindicato
Lutar pela saúde do trabalhador e contra o processo produtivo que mata e adoece é tarefa de toda a classe trabalhadora. Essa luta é nossa! 

Comentários

Postagens mais visitadas