Dilma abre caminho para privatizar a Caixa Econômica Federal. Correios também está na mira da total privatização!



O governo Dilma (PT) tem se mostrado cada vez mais parecido com partidos de direitistas como o PSDB em seu modelo econômico e administrativo.

Na  última segunda-feira, 22 de dezembro, antes mesmo de assumir o seu segundo mandato como presidente, Dilma Roussef anunciou, num café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto (vide foto), que iria abrir o capital da Caixa Econômica Federal. “Vou, mas é um processo que demora” (palavras da presidente para o jornal Valor Econômico de 22/12/2014).
O processo se daria em meados de 2016, e seria precedido de um processo de “saneamento” da empresa.


 Esta é mais uma medida privatizante e de entrega do patrimônio público feita pelo governo do "Partido dos Trabalhadores", o mesmo PT que O PT sempre atacou as privatizações de FHC (PSDB) e que já colocou a ECT na lista de possíveis privatizações para este segundo mandato de Dilma. 
O caminho para privatizar os Correios já foi aberto, através da Medida Provisória (MP 532), feita também pelo governo Dilma, que transformou a estatal em Sociedade Anônima (S.A.) e já iniciou a criação de empresas subsidiárias. Não é a toa que a direção da ECT está endurecendo o enfrentamento com os trabalhadores e os sindicatos ligados ao governo estão tratando de enfraquecer nossas lutas para preparar terreno para mais ataques e a total privatização.
Entenda o que é a abertura de capital.
A Caixa Econômica Federal ainda é uma empresa totalmente pública. Isto significa que a Caixa é propriedade integral do Estado brasileiro e, teoricamente, tem o dever de exercer atividades e serviços públicos que tenham como objetivo o interesse da população e não o lucro.
A abertura de capital, em termos simples, significa tirar esse controle e a propriedade exclusiva do Estado dividindo, negociando toda a empresa (sob a forma de um determinado valor em capital) através de papéis monetários chamados ações. 
A partir disso, qualquer pessoa poderia se tornar acionista da empresa, ao comprar esses papéis na Bolsa de Valores. Quanto mais papéis possui um acionista ou um determinado grupo de acionistas reunidos, mais controle estes têm sobre a empresa.
Esta é uma medida neoliberal, utilizada pelos governos para aumentar o lucro. A abertura de capital de uma empresa como a Caixa servirá para o governo dividir com os demais acionistas os riscos e também os custos.
Mas este lucro que entra para o país, não é investido em saúde, educação, transporte e moradia para o povo brasileiro. Boa parte dessa receita é destinada principalmente para o pagamento dos juros e amortizações da dívida pública (mecanismo utilizado pelo governo para manter a confiabilidade dos investidores internacionais na economia do país) e para retribuir aos bancos, agronegócio e grandes empresas que financiaram a campanha do PT com medidas econômicas (isenções fiscais, financiamentos públicos em condições ultra-favoráveis, etc.) que garantam a continuidade dos seus lucros, principalmente nos momentos de crise.

Comentários

Postagens mais visitadas