Saiba como foi o primeiro dia do II Congresso da CSP-Conlutas! Acompanhe todas as informações.


Na solenidade de abertura, o membro da Secretaria Executiva Nacional, Atnágoras Lopes, saudou os participantes do Congresso em nome da CSP-Conlutas: "Aqui são homens e mulheres para construir um congresso independente dos patrões e governo", e declara abertos os trabalhos. Muitos aplausos!

As atividades se iniciaram com um painel de debate sobre a conjuntura nacional e internacional e tivemos como palestrantes convidados os companheiros Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e a companheira Luciana Genro (PSOL).

“O governo liberou R$ 188 bilhões para o agronegócio, enquanto o corte (no Orçamento) que afeta os mais pobres supera os R$ 80 bilhões. Esse ajuste não é um esforço de todos, como Dilma diz, é a piora cada vez maior das condições de vida do povo mais pobre para garantir o lucro de banqueiros e grandes empresários”, lembrou Zé Maria.

“O governo se recusa a fazer ajuste naqueles que podem de fato ser reajustados, como os bancos”, criticou Luciana Genro. 

Mauro Iasi ressaltou ainda o crescimento dos benefícios concedidos pelo governo do PT ao empresariado, por meio das renúncias fiscais.


Além de chamar para a luta contra o ajuste fiscal, o presidente nacional do PSTU, Zé Maria, pediu apoio dos delegados para a derrubada da cláusula de barreira, que muda as regras de acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de rádio e TV nas campanhas eleitorais. Essa cláusula (PEC 182-07), aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 28 de maio, atinge em cheio partidos de esquerda, dentre os partidos prejudicados estão: PSTU, PCB, PCO e PPL.


Votação do Regimento e reunião de gruposApós o almoço, os delegados discutiram e votaram o Regimento do Congresso. Em seguida, os presentes foram divididos em grupos para discutir a conjuntura nacional e internacional.


Veja algumas fotos da delegação do Sintect-VP no Congresso:




Comentários

Postagens mais visitadas