GCR: Uma ferramenta imprudente

Os Correios utilizam um sistema interno de avaliação dos trabalhadores, o GCR - Gerenciamento de Competências e Resultados.
Esta avaliação é feita pela chefia e tem sido usada como uma ferramenta para a prática do Assédio Moral. Critérios que avaliam trabalhadores já são ruins por si só, mas o GCR tem sido usado de uma maneira muito pior, sem dar chance dos trabalhadores explicarem o desempenho, obrigando a aceitar o assédio moral da chefia sem questionar.
O Sintect-VP tem registrado um grande número de reclamações sobre este método nos últimos períodos.

O risco iminente de demissão

Trabalhadores e Sindicato são contra o sistema GCR e de qualquer maneira de avaliação de produtividade e de metas abusivas. 
Existe muita preocupação em pressionar os trabalhadores mas nenhuma preocupação em contratar mais funcionários, em resolver os problemas das péssimas condições de trabalho, etc.
Portanto, o GCR, além de imprudente é também mais um ataque da empresa. O objetivo dos governantes e da direção da empresa é estudar maneiras de como aumentar a exploração.
O GCR como critério, pode ser um grande negócio, por exemplo, para mudar o trabalhador de função e até demitir trabalhadores futuramente. 

O governo Bolsonaro do PSL, já sinalizou que quer privatizar a empresa ou até mesmo extingui-la. Portanto, o GCR com certeza será usado para demitir os trabalhadores que questionam, os que não aceitam e não abaixam a cabeça para os ataques. Qualquer desempenho que não se aproxime do "novo padrão esperado de conduta" terá baixa avaliação e estará entre os primeiros exonerados. 

Não se deixe chantagear! Vamos seguir lutando contra a privatização dos Correios e contra o assédio moral que tem sido aplicado através do GCR.


* Caso você se sinta lesado pela avaliação GCR, procure imediatamente o Sintect-VP, ou seu representante sindical mais próximo, pois já estamos tomando providências jurídicas quanto as denúncias que nos foram enviadas!

Comentários

Postagens mais visitadas