Gastos com nova logomarca dos Correios pode ultrapassar os 42 milhões estimados!

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Novo símbolo dos Correios (uma flecha amarela e outra azul apontando para direções opostas) lançado em Brasília no dia 6 de maio.








Os gastos estimados para a nova identidade visual da empresa seriam de 40 milhões, o que
já causou espanto entre os funcionários da ECT que vivem ouvindo que a ECT não tem 
dinheiro para investir no pessoal e não tem lucros para pagar a PLR.

Números:

- Porém, somente a campanha publicitária de divulgação da nova marca (a propaganda 
veiculada hoje em alguns jornais impressos e os comerciais veiculados nas TV´s e rádios de 
todo país) custou R$ 30 milhões!

- O processo de redesenho foi realizado pela empresa CDA Branding & Design e sua criação custou R$390 mil aos cofres da estatal.

 - O custo estimado para a implementação da nova logomarca nos letreiros das 12 mil agências (6.400 próprias, 4.400 comunitárias e 1.031 franqueadas) espalhadas pelo país é de R$ 9,9 milhões, segundo as informações enviadas pela própria estatal. Mas este valor é questionável, já que seria uma média de R$ 800 reais para reforma completa de cada agência. Portanto, podemos calcular muito mais que R$ 9 milhões para este fim, já que as agências vão desde pequenas unidade até grandes edifícios, que além da fachada, terão que trocar letreiros e pintura nas partes internas também.

- Outro número duvidoso apontado pela ECT é para trocar a pintura de toda sua frota de 16 mil veículos. A previsão é de R$ 1,7 milhão para troca da marca na frota. Ou seja, apenas R$ 106 por veículo.

Por que esse número é curioso? Porque a direção dos Correios se contradisse e inicialmente divulgaram que o custo para adaptar os carros e caminhões à nova logomarca seria de R$ 30 mil para os 19.918 veículos. Aproximadamente R$1,50 por veículo! Custo que não cobriria sequer a pintura dos capacetes das motocicletas. A partir disto, a empresa apresentou agora a nova cifra de R$ 1,7 milhão.

A direção dos Correios se atrapalha toda vez que é questionada sobre os reais valores desta
nova identidade visual. Lançaram essa “revitalização” sem fazer uma previsão de quanto 
será investido na adequação de suas agências à nova logomarca, nem um cronograma para 
que isso ocorra. Diante disso podemos concluir duas coisas: 
- A estatal está sonegando ou realmente não houve planejamento na mudança da marca. Quem sabe as duas coisas e mesmo mais falcatruas que não podemos imaginar.

A ECT é uma empresa lucrativa e muitos estão de olho para pegar sua fatia neste bolo. Não 
é a toa que os Correios sempre estão ligados à esquemas de corrupção e desvio de dinheiro, como a ligação com o doleiro Yosseff e o escândalo do mensalão em 2005.

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