Veja como foi a semana dos dirigentes do Sintect-VP


Já foi dada a largada para a Campanha Salarial dos Trabalhadores dos Correios 2014. Os dirigentes liberados do Sintect-VP iniciaram as mobilizações, visitas e reuniões setoriais nas unidades, eleição de Delegados Sindicais para fortalecer a luta, além de apoiar lutas de outras categorias que também estão em Campanha Salarial e estiveram em palestras representando nossa categoria.



Eleição de Delegados Sindicais

Na semana passada encerramos o processo eleitoral que elegeu os representantes dos trabalhadores em diversas cidades e unidades do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Litoral Norte. Tivemos uma participação massiva dos trabalhadores e a lista dos Delegados eleitos será divulgada em breve no blog e facebook do Sintect-VP. Agora, estes que foram eleitos firmaram um compromisso com a classe trabalhadores em defender os direitos dos ecetistas e lutar contra os ataques da Empresa. São chamados de "delegados" pois receberam a "delegação" de representar o conjunto dos trabalhadores. Estes companheiros são o elo dos ecetistas com o Sindicato. Cabe a ele repassar os problemas e reivindicações da unidade para o Sintect-VP, organizar lutas, atuar junto aos diretores do Sindicato e Cipeiros.


                                                                                                           Reuniões Setoriais

Durante a semana que se passou, também realizamos as reuniões setoriais e visitas em diversas unidades dos Correios para ouvir os trabalhadores, verificar a situação da base e passar os informes que antecedem a assembleia.
As reuniões com os trabalhadores é uma prioridade do Sintect-VP para estar constantemente em contato com a base, trabalhando para atender todas as reivindicações e, inclusive, ouvindo críticas e sugestões para melhorar cada vez mais o contato Sindicato/Trabalhador e traçar as lutas sindicais e políticas necessárias.
Com a chagada da Campanha Salarial este contato se intensifica, pois neste momento os trabalhadores se dispõem à luta mais do que nunca para obter o que é direito da categoria. Devemos nos unir cada vez mais para fortalecer a luta não só na Campanha Salarial, mas para que todas as reivindicações da classe trabalhadora sejam atendidas.


12 de agosto - Reunião do Comando 

O Sintect-VP esteve na Reunião do Comando Nacional em Brasília, através do diretor Moisés Lima - CDD Satélite, que foi eleito junto com Marcílio Medeiros, para revezarem nas reuniões e levar aos trabalhadores todos os encaminhamentos das reuniões. 
A Federação - FENTECT, orienta que os membros ao Comando podem ser indicados pela diretoria de seus sindicatos, porém nós do Sintect-VP sempre optamos pela votação democrática em assembleia, onde os trabalhadores podem opinar e até indicar outros nomes às Reuniões.
Nossa base sindical está muito bem representada nos companheiros que foram eleitos. É a voz da experiência levando as indagações dos ecetistas do vale.



                                                                                  14 de agosto  - Audiência Pública em Pinda


Na última quinta-feira, dia 14, estivemos na Audiência Pública em Pindamonhangaba, junto aos trabalhadores dos Correios e a população da cidade.
O Sintect-VP apoia a luta dos ecetistas por uma reformulação do CEP, que não só agiliza as entregas como também beneficia a população.
A regularização da numeração das residências e pontos comerciais é um fator extremamente importante. 
Segundo o diretor sindical Marcelo Schimidt de Pindamonhangaba, os carteiros sofrem com a numeração fora de ordem, o que torna mais demorado o serviço de entregas.
Foram feitas intervenções muito boas dos ecetistas da região, que ressaltaram também outros problemas enfrentados pela categoria, como as calçadas intransitáveis com buracos, entulhos, raízes de árvores, entre outros empecílios. Os cães de rua também dificultam a rotina dos trabalhadores dos Correios, mesmo os animais que tem dono, também circulam livremente pelas ruas atacando pedestres e trabalhadores. "São muitos os problemas que enfrentamos não só na unidade de Pindamonhangaba, mas em várias regiões em todo país." declarou Marcelo Schimidt. Oferecemos nosso apoio à esta luta mas com ressalva, pois a Audiência também tratou de outros temas mais polêmicos como a criação de uma UD - Unidade de Distribuição, no distrito de Moreira César, tema que merece ser estudado com seriedade e cautela, pois ao invés de ser algo tão bom como tem sido pregado, pode ser um tiro no pé dos trabalhadores. Aumentariam os serviços e trabalhadores perderiam suas funções, como por exemplo os carteiros motorizados. Além de cortar o Vale Transporte de diversos trabalhadores que teriam que se deslocar a pé até seu local de trabalho. A exemplo de Tremembé e Roseira, este modelo só tem trazido reclamações.

Caixa Postal Comunitária
O Sintect-VP é contra qualquer instalação de Caixa Postal Comunitária, por entender que a luta do sindicato deva ser por entregas! O objetivo de nossas mobilizações são sempre para garantir o direito da população, mesmo os que residem em áreas carentes e/ou lugares afastados, que recebam suas correspondências diretamente no endereço indicado pelo remetente, como é feito nos bairros nobres e regiões não tão periféricas. Esses procedimentos "emergenciais" dos Correios, acabam prejudicando a população e os trabalhadores ecetistas. Isso reduz o número de trabalhadores contratados e aumenta os serviços internos dos que já trabalham com sobrecarga.
Infelizmente esta é uma situação comum nas cidades brasileiras, isso porque ainda existem muitas ruas sem nome e sem numeração predial, por isso a importância de lutar pela regularização dos CEP´s e distritos.

14 de agosto - Atividade sobre anistia dos trabalhadores demitidos no governo Collor

Representantes do Sintect-VP estiveram na assembleia dos trabalhadores demitidos pela Embraer durante o governo Collor. Atividades desse porte são muito importantes para resgatar a história de luta dos sindicatos e apoiar as reivindicações históricas da classe trabalhadora. A presidente da CEI (Comissão Especial Interministerial) da Anistia, Érida Maria Feliz, prestou esclarecimentos sobre o processo de reintegração dos ex-funcionários. 

Entenda o caso:
Entre os anos de 1990 e 1992, cerca de 4 mil funcionários da então estatal Embraer, foram mandados embora para dar início ao processo de privatização. Alguns desses demitidos conseguiram a reintegração com base em uma lei assinada pelo presidente Itamar Franco, em 1994, que dava um prazo de 60 dias para que a CEI analisasse os requerimentos enviados pelos trabalhadores.
Entretanto, grande parte desses funcionários não enviou os requerimentos devido ao curto prazo que lhes foi dado. Desde então iniciou uma difícil batalha judicial. 
Em entrevista ao site MEON, a advogada Fabiana Costa, afirmou que a reunião foi importante para prestar esclarecimentos sobre um tema que até hoje permanece obscuro para os envolvidos. “Primeiramente a ideia é acabar com esse vácuo de informações e colocar todos na mesma situação”.
Uma comissão com cinco ex-funcionários foi criada para discutir a questão junto ao sindicato dos metalúrgicos.
"...Vamos nos reunir nas próximas semanas com essa comissão montada pelos trabalhadores. O objetivo é, depois de esclarecido tudo, andarmos para frente nesse processo”, afirma Fabiana.

Comentários

Postagens mais visitadas