Terceirização atinge camada mais oprimida da população. Maioria são de negros, mulheres, homossexuais e jovens


O PL 4330 das terceirizações, é um ataque contra todos trabalhadores (as), porém os mais afetados são os negros, negras, mulheres, LGBTs e jovens. Este Projeto de Lei é um golpe violento


 O PL 4330 pretende ampliar e aprofundar a superexploração à qual os terceirizados já estão submetidos atualmente, com salários baixíssimos e que ainda sofrem calotes e atrasos. Executam mais horas de trabalho do que os demais trabalhadores, sofrem com as péssimas condições de trabalho, assédio moral e redução ou completa eliminação de direitos trabalhistas.
Até o momento, o trabalho terceirizado, oficialmente, está restrito aos serviços de vigilância, telefonia, alimentação e limpeza. Mas, se a lei for aprovada, ele será estendido para todo e qualquer tipo de serviços, até nas atividades fim, sejam eles em empresas públicas ou privadas. 
Escolas e hospitais, por exemplo, poderão demitir todos os efetivos e contratar funcionários terceirizados, com condições de trabalho e salários ainda piores do que já são pagos.Hoje, um terceirizado recebe cerca de 30% a menos do que os trabalhadores contratados para a mesma função. No setor público, em particular, o PL 4330 significa o fim dos concursos, da estabilidade e dos direitos conquistado às duras penas pelo funcionalismo. 
E como se isto não bastasse, o projeto pretende golpear ainda mais a organização dos trabalhadores, já que os terceirizados não podem (ou enfrentam severas restrições) se filiar a sindicatos ou se organizar para lutar por direitos e salário.
Opressão
Serviços terceirizados, como os de telemarketings, têm uma expressiva maioria de negros (particularmente negras), mulheres, LGBT’s e jovens. E quem conhece este setor sabe o quanto são precarizados, assediados e oprimidos.
As razões são muitas. No telemarketing, por exemplo, estes setores são “invisibilizados”, algo bastante de acordo com a “lógica” da discriminação e marginalização, seus padrões estéticos brancos e sua moral hipócrita, pelo telefone não se pode ver quem os atende, isso é o preconceito da forma mais brutal.
Algo que, em serviços como os de limpeza e manutenção, se combina com a “crença” racista e machista de que negros e negras são mais “adequados” para estes serviços com menor prestígio social ou que mulheres nasceram para as tarefas domésticas e para servir aos homens. Um verdadeiro absurdo!
Vamos todos lutar juntos para barrar o Projeto de Lei 4330! Nesta quinta-feira, dia 14, haverá uma importante palestra com debate sobre esta situação e a presença de todos é fundamental. Vamos nos formar, estudar para armar a classe trabalhadora para lutar contra estes ataques!

Comentários

Postagens mais visitadas